Embora possa parecer que não há muitos fios de esperança nestes tempos econômicos sombrios, há pelo menos um: como as pessoas aprendem a se contentar com menos, eles estão descobrindo os muitos benefícios da partilha.
Compartilhamento de carros, cooperativas de babysitting e os aplicativos de empréstimos são apenas algumas das muitas maneiras criativas que as pessoas estão utilizando para aprender a compartilhar os bens e serviços de que necessitam. Mas compartilhar pode fazer mais do que apenas poupar um dinheirinho. Novas pesquisas psicológicas mostram que a partilha promove a confiança e cooperação na comunidade e contribui para o bem-estar pessoal. Aqui estão algumas das maneiras através das quais a partilha pode aumentar seus níveis de felicidade e ajudar sua comunidade a prosperar:
- Partilha envolve doação recíproca e isso pode promover desde uma saúde física melhor até a felicidade pessoal.
- Compartilhamento pode causar a liberação de oxitocina, um hormônio que aumenta a sensação de bem-estar.
- Compartilhamento constrói a confiança, e a confiança está altamente correlacionada com felicidade.
- Compartilhar aumenta a interação social positiva com os outros, o que pode prolongar a sua vida.
- Partilha gera gratidão e gratidão está altamente correlacionada com felicidade.
- O compartilhamento pode diminuir a disparidade entre “os que têm” e os “os que não tem”, o que aumenta o bem-estar.
- Partilha envolve a cooperação e a cooperação tem sido essencial para o desenvolvimento humano.
Então, se você quiser ter melhores conexões com os outros e contribuir para uma sociedade melhor, comece a compartilhar o que puder com os outros. Você pode acabar se beneficiando de uma grande dose de felicidade neste processo.
Veja mais detalhes e fontes das pesquisas no texto original em http://www.shareable.net/blog/seven-ways-sharing-can-make-you-happy